A vitamina B1 faz parte do conjunto composto de vitaminas pertencentes ao complexo B, sendo que todas atuam de modo similar no organismo e quase todas são encontradas nas mesmas fontes.
Ela também recebe o nome de tiamina e é encontrada: na cutícula do arroz, no levedo de cerveja, nos grãos, na gema de ovo, no fígado, no rim, na carne de porco, no peixe, no amendoim, na noz, nos legumes, e em vegetais verdes e folhosos. Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos ecoração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. Sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível.
Sua carência pode provocar algumas alterações como:
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiamina
http://www.saudenarede.com.br/vitaminas/vitamina_b1.html
http://www.bmrb.wisc.edu/metabolomics/gen_metab_summary_5.php?molName=Thiamin
Ela também recebe o nome de tiamina e é encontrada: na cutícula do arroz
Sua carência pode provocar algumas alterações como:
- Beribéri: inclui a perda de peso, distúrbios relacionados ao emocional, neurite, degeneração dos nervos, perda da força, perda de apetite, dor nos membros, períodos de arritmia cardíaca e edema.
- Encefalopatia de Wernicke: esta afecção está relacionada com a falta de vitamina B1 e a ingestão excessiva de glicose. Os sintomas apresentados nessa situação caracterizados por uma tríade: ataxia, oftalmoplegia e confusão mental;
- Síndrome de Korsakoff:
esta é a manifestação crônica da falta de vitamina B1. Os indivíduos afetados apresentam amnésia anterógrada, confabulação e desorientação.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiamina
http://www.bmrb.wisc.edu/metabolomics/gen_metab_summary_5.php?molName=Thiamin
Por: Israel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário