A vitamina B6 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também é conhecida como piridoxina
Exerce papel importante no metabolismo dos aminoácidos, sendo necessário para um crescimento normal e, fundamental para o metabolismo do triptofano e para sua conversão em niacina. Possui papel importante no bom funcionamento do sistema nervoso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue.
Sua deficiência não é comum, geralmente está relacionada com uma dieta de baixa qualidade. No entanto existem também medicamentos que podem diminuir a concentração plasmática da vitamina B6, assim como indivíduos alcoólatras, mulheres grávidas que apresentam pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, podem ter deficiência desta vitamina. Na sua falta, pode haver: dermatite, anemia, inflamação da gengiva, ulcerações na cavidade oral, tontura, náuseas e nervosismo.
Existem cerca de 40 medicamentos que interferem nas funções exercidas pela piridoxina, sendo que os principais são: desoxipiridoxina, isoniaside, hidralazina, ciclosserina e penicilamina. Existem também substâncias que atuam em sinergismo com a vitamina B6, como é o caso de algumas vitaminas do complexo B (niacina, riboflavina e biotina).
Nenhum comentário:
Postar um comentário