sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vitamina B7

                               Vitamina B7


biotina recebe também o nome de vitamina Hvitamina B7 ou vitamina B8 e faz parte das vitaminas do complexo B. Foi isolada pela primeira vez no ano de 1936 e, sintetiza no ano de 1943, levando, aproximadamente, 40 anos para ser reconhecida como vitamina.

Molécula de Biotina (Vitamina H, Vitamina B7 ou Vitamina B8)
Pode ser encontrada: na levedura, no arroz integral, frutas,nozespólen de flores, iogurte, ovoscarneleite, além de ser produzida por bactérias intestinais. No entanto, esta biotina produzida por essas bactérias não está disponível para ser absorvida, porque permanece ligada dentro das bactérias e sua produção ocorre distante do seu local de absorção. Ela é uma vitamina sulfurada e funciona como co-fator enzimático, no metabolismo de proteínas ecarboidratos. Age de forma direta na formação da pele e, de forma indireta, na utilização dos açúcares, amidos e proteínas.
Nos alimentos, a biotina é encontrada sob duas formas:biotina livre e biocitina (em maior quantidade). No trato gastrointestinal, esta segunda forma precisa ser quebrada por enzimas, podendo ser absorvida pelo intestino delgado, juntamente com a biotina livre dos alimentos. Na corrente sanguínea, ela é transportada livre ou ligada às glicoproteínas do plasma. É reabsorvida no rim, sendo eliminada apenas quando este se encontra saturado.
É raro casos de deficiência de biotina, no entanto, pode ocorrer em situações de consumo prolongado e excessivo de clara de ovo crua, em indivíduos que recebem nutrição parenteral total por longo período de tempo, em pacientes comepilepsia tratados com medicamentos anticonvulsivantes, em indivíduos alcoólatras e indivíduos que sofreramdesnutrição protéica severa. Os sintomas são: dermatites, furunculose, alopecia, retardo no desenvolvimento, seborréiae eczema.
Já  no caso contrário, onde há um excessivo consumo de biotina, não há relatos conhecidos de casos de intoxicação.
Fontes:
http://emedix.uol.com.br/vit/vit022_1f_vitaminah.php
http://www.rgnutri.com.br/alimentos/vitaminas/biotina.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotina

Por: Pedro Henrique

Vitamina B6

                                 Vitamina B6

vitamina B6 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também  é conhecida como piridoxina, e está presente em vegetais folhosos, vísceras, fígadoavesatumcarne bovinacarne suína, gema de ovo, abacatebanana, batata, levedo de cerveja, cereais e leite. Está envolvida no processo de respiração celular e no metabolismo de proteínas. Sua absorção se dá no intestino delgado, e não é completamente excretada junto com a urina como as outras vitaminasdesse complexo, permanecendo retida especialmente nos músculos.

Piridoxina (Vitamina B6)
Exerce papel importante no metabolismo dos aminoácidos, sendo necessário para um crescimento normal e, fundamental para o metabolismo do triptofano e para sua conversão em niacina. Possui papel importante no bom funcionamento do sistema nervoso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue.
Sua deficiência não é comum, geralmente está relacionada com uma dieta de baixa qualidade. No entanto existem também medicamentos que podem diminuir a concentração plasmática da vitamina B6, assim como indivíduos alcoólatras, mulheres grávidas que apresentam pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, podem ter deficiência desta vitamina. Na sua falta, pode haver: dermatite, anemia, inflamação da gengiva, ulcerações na cavidade oral, tontura, náuseas e nervosismo.
Existem cerca de 40 medicamentos que interferem nas funções exercidas pela piridoxina, sendo que os principais são: desoxipiridoxina, isoniaside, hidralazina, ciclosserina e penicilamina. Existem também substâncias que atuam em sinergismo com a vitamina B6, como é o caso de algumas vitaminas do complexo B (niacinariboflavina e biotina).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B6
http://www.brazuka.info/vitamina-b6.php
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/Vitamina_B6
                                                                                                       
                                                                                                                       Por Israel Santos

domingo, 6 de abril de 2014

Vitamina B5

vitamina B5




ácido pantotênico, também denominado vitamina B5 ou pantotenato, faz parte das vitaminas do complexo B.

Estrutura do ácido pantotênico.
É encontrada no fígado, cogumelos cozidos, milho, abacatecarne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais. Auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse e no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares.
Esta vitamina  é fundamental para a produção da coenzima A, sendo, portanto, uma vitamina necessária para o metabolismo dos mamíferos. Além dessas funções já citadas, ela está relacionada com a produção de hormônios das glândulas adrenais e na formação de imunoglobulinas.
Sua deficiência leva à fadiga, doenças neurológicas, cefaléia, má produção de imunoglobulinas, câimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar, fraqueza de unhas e cabelo.
Fontes:





    1. O ácido pantotênico
  • Fórmula : C9H17NO5


  • Massa molar : 219,23 g / mol


  • Densidade : 1,27 g / cm ³


  • Ponto de fusão : 183,8 ° C


  • IUPAC ID : 3 - [(l ,3-dimetilbutanoil 2,4-di-hidroxi-3)-amino] propanóico


  • Ponto de ebulição : 551,5 ° C




  • http://emedix.uol.com.br/vit/vit021_1f_vitaminab5.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_pantotênico



    Por: Mila Oliveira

    terça-feira, 1 de abril de 2014

    Vitamina B3

    A Vitamina B2

    niacina recebe também o nome de vitamina B3vitamina PP ou ácido nicotínico e faz parte das vitaminas do complexo B. São abundantes na natureza, sendo encontrada na levedura, no fígado, nas aves, nas carnes magras, noleite, nos ovos, nas frutas secas, nos cereais integrais e em diversos legumes, frutas e verduras.

    Fórmula estrutural plana da Niacina (Vitamina B3)
    Possui um importante papel no metabolismo celular e na reparação do material genético (DNA). Outras funções importantes são: remoção do organismo de substâncias químicas tóxicas e auxilio na produção de hormônios esteróides pelas glândulas adrenais.
    A dose de ingestão diária de miligramas equivalentes de niacina (NE) recomendada para um adulto, é de 6,6 mg NE por 1.000 Kcal e não menos do que 13 mg NE para uma dieta inferior à 2.000 Kcal. Para mulheres gestantes, recomenda-se suplementação de 2 mg NE/dia, e as que estão amamentando, 5 mg NE/dia. Já para crianças de até seis meses de idade, submetidas à uma dieta calórica de 1.000 Kcal/dia, a necessidade diária é de 8 mg NE.
    Sua carência pode levar à pelagra, que é um distúrbio que provoca diarréia, dermatite e lesões nervosas que afetam o sistema nervosocentral, levando á demência. Além dessa enfermidade, a carência de niacina pode levar à fadiga, irritabilidade, insônia, cefaléia,depressão, diarréia e dermatite.
    A associação do ácido niacínico com a hemoglobina resulta em um composto de cor intensa que usado como corante alimentício, sendo que seu uso não é permitido na Europa. Quando administrado em grandes doses, funciona comovasodilatador.
    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Niacina
    http://emedix.uol.com.br/vit/vit017_1f_vitaminab3.php


    Por: Israel Santos